A primeira coleção autoral da Monjuá criada em conjunto com três aldeias Mbyá Guarani. 

Aprendemos com os Mbyá Guarani entre tantos ensinamentos, a importância dos nomes e das palavras. Nossa história com os povos indígenas começou quando escolhemos o nome da nossa empresa “MONJUÁ” do Tupi Guarani “boca aberta”, uma expressão de surpresa “queixo caído”, que fala um pouco da nossa missão de inspirar felicidade. 

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente

Com a escolha de um nome indígena, entendemos nossa reponsabilidade com a promoção da diversidade sociocultural e começamos uma grande caminhada para entender, (re)conhecer, participar, aprender, respeitar e promover as inúmeras contribuições dos povos indígenas para toda a sociedade.

Na nossa busca por conhecimentos e práticas para estabelecer relações respeitosas, duradouras e equilibradas com povos indígenas, começamos um caminho que mais tarde entendemos que era um caminho belo “Tape Porã em Guarani”, esse caminho nos levou a visitar aldeias, dialogar com representantes, lideranças, xeramõi, pajés e caciques e nos permitiu aproximar da riqueza cultural, , com saberes originários e nos convidou para fazer uso do que somos como empresa, para possibilitar novos caminhos juntos, nós, nossos clientes e os povos indígenas, que passamos a conhecer um pouco mais. 

Grupo de pessoas posando para foto em local com chão de terra

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

CONHEÇA OS MBYÁ GUARANI

Foi assim que surgiu a ideia e a materialização da primeira coleção de roupas criada em conjunto com três aldeias Mbyá Guarani. 

A formalização da parceria com as aldeias, a construção participativa das ideias, do projeto, das ilustrações, dos tipos de produtos, tudo foi pensado em conjunto com os representantes das aldeias envolvidas. 

Foi um processo emocionante que marcou para sempre nossas vidas. Os Guarani foram consultados nos moldes da OIT-169, a partir de diálogos prévios, informados e de boa fé. Onde as negociações foram transparentes, com a garantia da devida participação nos lucros da venda da coleção.

Essa foi nossa primeira experiência de parceria com um povo indígena e, ainda, estamos no processo de lançamento, sendo que vamos avaliar em conjunto com as aldeias participantes os ajustes necessários. 

IMERSÃO NAS ALDEIAS YVY POTY, MIRIM E GUAPOY

Alguns dias depois da primeira visita a aldeia Guapoy, resolvemos fazer a consulta sobre o interesse das comunidades, representadas pela associação Poty Guarani, em criar junto com nossa empresa uma coleção de roupas, com elementos da cultura Mbyá desenhadas pelas mãos das três comunidades. 

Grupo de pessoas com roupas coloridas

Descrição gerada automaticamente

 

Foi então que redigimos uma carta convite que dizia assim:

Somos a empresa Monjuá, uma rede de varejo de moda do Rio Grande do Sul. Com 78 lojas e mais de 800 colaboradores que atua há 57 anos no mercado gaúcho, oferecendo produtos de qualidade e relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros. TEMOS A ALEGRIA DE CONVIDAR AS COMUNIDADES MBYÁ-GUARANI REPRESENTADAS PELA ASSOCIAÇÃO POTY GUARANI PARA REALIZAÇÃO DE UMA PARCERIA. A parceria é para criarmos juntos uma coleção de roupas e acessórios com a cultura, imagem, desenhos e outros elementos culturais das suas comunidades que possam ser usados em roupas. Esse é um trabalho importante que queremos fazer juntos. Suas aldeias e povo possuem algo muito valioso, que é a sua cultura e seu compartilhamento com nossa empresa. Nossa marca vai contribuir com nossa missão e, em contrapartida, também queremos contribuir com as suas comunidades, através do retorno financeiro justo (definido de forma consensual) e da exposição positiva das comunidades. 

Dado o tempo necessário para os Guarani absorverem o convite, foi marcada uma reunião virtual para esclarecer dúvidas e reforçar o interesse da Monjuá na formalização de uma parceria com as três aldeias Mbyá. 

Na reunião os caciques e representantes das aldeias (Santiago Franco, Artur Souza e Mariano Garaí, representado por Gerônimo Franco) disseram que estavam muito felizes com o convite, que entenderam os termos da remuneração, que estava clara a forma com a qual as comunidades participariam dos resultados financeiros da parceria e que aceitavam a proposta de receber a empresa para criar estampas e ilustrações, para assim dar origem a primeira coleção de roupas de suas comunidades em conjunto com a Monjuá.  

Ao término da reunião ficou acordado que os representantes fariam a formalização do aceite da parceria em grandes reuniões em suas comunidades e que redigiriam uma ata de reunião com assinatura de todos os participantes. 

Também foram agendadas as datas para a realização da imersão criativa, onde nossa equipe da Monjuá faria a moderação do processo de construção das estampas, apenas moderação, porque os desenhos e os demais elementos da coleção seriam definidos exclusivamente por aquilo que os Guarani gostariam de mostrar. 

 

A CRIAÇÃO DA COLEÇÃO VY’APA (FELICIDADE)

Ao término das oficinas criativas de desenhos que dariam origem a coleção Vy’apa (felicidade), montaram-se grandes murais com apresentações dos desenhos e rodas de cantos. 

Nossa equipe voltou para a empresa com diversas possibilidades de desenhos e os entregou ao time de designers, com a recomendação expressa de “manter o mais original possível”.

Assim a coleção foi concebida, de forma participativa e 100% autoral por mãos de artistas Mbyá. 

Uma imagem contendo pessoa, no interior, mesa, homem

Descrição gerada automaticamente

Ao criar mockups (modelo) das peças pilotos, mais uma vez marcamos nova reunião com as comunidades para avaliação, ajustes e posterior validação e aprovação. 

Com os modelos todos aprovados pelas comunidades, passamos para a etapa de produção, onde as fábricas entrariam em ação para produzir as peças da coleção. 

Os modelos para divulgar a coleção são indígenas das três aldeias, remunerados de acordo com o valor praticado pela empresa para outros modelos não indígenas.

Menino segurando placa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

 

Respeitamos a sua privacidade

Nosso site utiliza coockies para melhorar sua experiência e personalizar conteúdos. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aceito